Pregou o Evangelho tá fora!



Por Ruy Cavalcante

Bom, ao pensar sobre esse artigo, inicialmente pensei em fazer alguns esboços teológicos a respeito da situação de nossa igreja evangélica, no Brasil, em pleno século XXI, porém artigos assim já existem aos montes, inclusive neste blog.

Em seguida intentei escrever alguns comentários, recheando-os com passagens bíblicas. Também repetitivo.

Então decidi que apenas citarei trechos de uma conversa que vinha tendo nos últimos dias com um amigo, que foi excluído da igreja nesse último fim de semana, recheada de alguns comentários meus. Não citarei nomes, mas entendo que a conversa fala por si só e espero que não fique grande demais. Em vermelho são as palavras dele:

*Dia 29/07/2013

- Ruy, você viu minha postagem sobre o “MMN de Deus”?

- Vi, porém não cheguei a ler tudo, vou ler agora.

Obs.: A postagem fala sobre teologia da prosperidade e, entre outras coisas, diz o seguinte:

“Minha alma chora quando escuto coisas como essas. É triste ver que o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo foi diminuído a “provas com Deus” e a “barganhas espirituais”. Quando voltamos para as Sagradas Escrituras não conseguimos enxergar (porque não existe) esse tipo de aberração. Em Mateus 4:17 vemos Jesus iniciando sua pregação, e qual era o tema de sua mensagem? Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus”.

- Meu telefone não para de tocar de pessoas pedindo para eu tirar o post, pois temem que eu sofra alguma represália na igreja. Mas mano, eu creio que o esclarecimento chega até a nós para podermos ajudar pessoas que se encontram enganadas...

(...)

- Dá uma olhada nesse texto: “Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganhado, antes recebamos o inteiro galardão. Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras” (2 João 1:8-11). Se vc não falar, se for omisso, terá parte nestas más obras. Fica tranquilo, perseguição é a regra, não tem como fugir disso.

- Oro que Deus conforte o meu coração, e que ele permita que eu cresça em conhecimento. Sei que estou em um caminho sem volta. Oremos meu irmão.

*Dia 04/08/2013

- Fala mano, blz! Desculpa sempre lhe incomodar com minhas pequenas experiências. Mas, recebi um convite para ser convidado a sair da igreja em que eu congrego...

(...)

- Mas o “convite” foi formal, foi da liderança, ou de algum outro membro?

- Foi do próprio pastor...

- E ele justificou o pedido como?

- A justificativa no comunicado dizia que eu estava me rebelando, e que estava tendo atitudes que não convinha para a liderança. Em parte é triste, pois lá tem pessoas boas e carentes de uma palavra verdadeira. Mano, eu nunca os desrespeitei, mas sempre falei o que tenho ouvido e visto.

- Bom, num caso como o seu, eu daria um discurso de despedida eu mostraria que a rebeldia pelo qual estou sendo acusado é simplesmente a verdade bíblica que a liderança insiste em não obedecer. Diria também que até o momento ninguém mostrou uma única linha bíblica que sustentasse as doutrinas que combato (...) E dessa forma saio com total convicção que estou no caminho certo e estarei orando para que a verdade, e não fábulas, possam conduzir a igreja, pois os amo incondicionalmente.

(...)

- Sinceramente, não sei para aonde irei. Estou orando e pedindo uma direção. Tenho acompanhado alguns cultos online da xxxxxxx, do Pr. Xxxxxxxx e tenho percebido um compromisso por parte da igreja com as verdades da bíblia.

- Ele é um ótimo pregador. Não o conheço como pastor, mas tenho ótimas referencias.

(...) 

*Dia 12/08/2013

- Bom dia mano! Paz... Fui excluído ontem da igreja que fazia parte. Fui coagido, ameaçado e agredido verbalmente... Fui firme em amor nas minhas colocações e pedi que o evangelho verdadeiro fosse ensinado... 

- É irmão, pelo menos alguém deve estar feliz com isso tudo, que é Deus. Feliz por você ter perseverado na verdade, mesmo com esse problema. Mas e ai, foi feito a exclusão durante o culto? Você foi proibido de frequentar a igreja ou apenas não pode exercer funções?

- A resposta que eu tive era que eu era um demônio, arrumador de contendas. Mano, fui chamado no gabinete do pastor. Estava apenas eu, o pastor e um líder imediato, que é sobrinho dele. Eles trancaram a porta e foi uma seção de ameaças por partes deles e coação. Eles dizem ter uma prova contra minha pessoa, e que se por acaso eu continuar falando essas coisas e pregando "supostas" contendas, eles vão jogar no ventilador...

(...)

- Mas eu sei que foi só para tentar me calar. Fui firme nas minhas colocações, e mostrava na bíblia...

- Bom, no seu lugar eu teria respondido. Ah, vocês tem uma prova? Ótimo, nada está oculto que não venha a ser revelado. Aguardo vocês no culto para que mostrem sua prova e eu levarei as minhas contra vocês, que é esta aqui (e mostraria a bíblia) rsrsrs.

- Eu disse mano, mas eles não provaram nada...

- Ué, mas tem algo que se possa provar contra você? Você cometeu algum pecado?

- Nada mano, graças a Deus. (...) É uma forma que eles tem, para tentar me desmoralizar, mas sobre isso, estou em paz. Eles me cortaram de todas as minhas funções, e me pediram para não mais frequentar a igreja. Eu pedi que esse pedido fosse feito em público, mas ele disse que não faria isso. Sendo assim eu disse que não iria sair enquanto Deus não me orientasse para isso. Cara, quase apanhei... J

O pastor disse: “Se sua interpretação da bíblia não estiver em conformidade com a visão do líder, a interpretação está equivocada”. Eu quase morri de rir, porque eu ficava perguntando onde está o meu erro? Ensinei alguma mentira? Qual é a heresia? E eles não tinham resposta. Tentaram até me convencer que a teologia da prosperidade é correta...

(...)

- Mano, diante de tais argumentos, eu fiquei convencido que essa liderança “não é de Deus”, pois ele mente e oprime aqueles que ousam a se posicionar...

- De repente foi por esta razão que Deus permitiu que você passasse por isso, para ter convicção do caminho correto.

- Hoje eu estou certo disso mano. Fico triste pelo fato de muitas pessoas estarem ali com o coração sincero. Mas sinceridade e verdade são coisas diferentes.

Obs.: A conversa entre eles foi bem mais pesada e longa, porém fiz algumas edições, pois as ofensas e ameaças não vêm ao caso, apenas refletem o coração de quem os profere.
-----------------

Minha opinião.

Graças a Deus tal episódio aconteceu com um crente firmado em Cristo e em sua Palavra, pois as consequências para a vida de um irmão mais fraco poderia ser terrível. 

Eu não entendo como uma liderança pode chegar a esse ponto. Uma comunidade que deve servir para que todos seus membros se edifiquem, até que cheguem a estatura de Cristo, do contrário, expulsa quem tenta ensinar o Evangelho puro e simples.

E assim caminha a igreja evangélica no século XXI. Que Deus tenha misericórdia daqueles que se permitiram enganar, trazendo-os para perto de Si.


***

Atualização:

No último domingo, dia 04/12/2016, Este irmão foi eleito presbítero de uma importante IPB no sudeste do país. Ele não desfaleceu, não se entregou, antes continuou perseverante na fé como todo bom cristão.

Fico muito feliz por ele, e mais ainda pela igreja que ganhou alguém comprometido com o Evangelho para auxiliar na importante caminhada de tal congregação.

Deus seja louvado!

Postar um comentário

15 Comentários

  1. Assim caminha o evangelicalismo brasileiro e mundial mesmo. Este fim de semana estava meditando que cada vez será mais difícil conviver com este líderes lobos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sei bem o que o irmão tem passado, não cheguei a ser chamado no gabinete como ele mas tenho sido tratado como um "desviado", irmãos que antes me abraçavam ao me ver agora não de passam de um frio "tudo bom?". Alguns irmãos já foram a minha casa perguntar o que está acontecendo comigo, ao mostrá-los alguns erros graves de interpretação bíblica eles simplesmente ficaram sem resposta e me disseram para não sair, mas para ficar e ajudar em oração a mudar as coisas. Eu disse que isso não seria possível, tem muita coisa errada com a doutrina e na situação atual tentar combater as heresias seria praticamente uma luta em vão.
    Já decidi sair dessa denominação onde estou há 12 anos, praticamente não vou mais aos cultos, ja até encontrei uma igreja de fé reformada pra congregar mas minha maior dificuldade tem sido a família. A esposa continua bitolada no neopentecostalismo e os 3 filhos gostam de congregar lá e tenho sido muito pressionado a não sair, mas quando vou a essa igreja (agora como visitante a pedido da família)saio muito triste com o que tem sido ensinado e ovpior é a grande maioria das pessoas não tem o menor interesse em me ouvir ou em analisar os ensinamentos à luz da Bíblia. Pra piorar a igreja é pastoreada por uma mulher (outro erro grave) e a palavra dela é simplesmente intocável, ai daquele que discordar de algo. Tenho orado e pedido a Deus que me ajude pois não é fácil ser considerado rebelde pelos seus amigos e insensível pela sua própria família.
    Em Cristo
    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho passado por isso tambem na igreja que eu comgrego, em questão da familia , lembro daquele versiculo em

      Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; (Mateus 24:40)

      Excluir
  3. Irmão Renato
    agora a pouco outros irmãos me falaram que estão passando pela mesma situação, bastou começar a falar a respeito que várias história semelhantes começaram a aparecer...

    Infelizmente (ou felizmente) é algo inevitável, pois a palavra é espada, coisa que o próprio Jesus nos alertou em Mt 10:34-39. Algo parecido fala Paulo ao seu discípulo Timóteo, quando diz:

    "De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos". (Tm 3:12)

    De qualquer forma, estou em oração por vocês.. eu já passei por isso, mas na oportunidade minha esposa concordou comigo, então ficou tudo muito fácil para mim, nem posso dizer que sofri algum dano, apenas a tristeza por ver tantas pessoas amadas, enganadas e querendo continuar nessa situação.

    Vamos juntos, nos aproximando cada dia mais do alvo que é Jesus.

    Abração e paz.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Ruy;

    Obrigado pelas orações, suas postagens no Face são muito bacanas, e elas tem me edificado bastante. E o mais importante, algumas coisas que você escreve me incomodam (porque me confrontam) e isso é Evangelho de Cristo.

    Continue firme aí também, abraço!
    Em Cristo
    Renato

    ResponderExcluir
  5. agora vejo que minhas experiencias, em nada são tão extraordinárias assim, creio que todos os dias coisas como esse fato, citado na conversa acima acontecem em igrejas pelo brasil e pelo mundo. :(

    ResponderExcluir
  6. É meu irmão, de ontem pra hoje conheci mais 5 casos semelhantes a este, um deles inclusive bem pior... O cerco está se fechando, espero que haja espaço para arrependimento na igreja evangélica mundial, pois essa perseguição é absurda, a igreja deve acolher, não expulsar, especialmente aqueles que a amam..

    ResponderExcluir
  7. é bem assim mesmo, o modismo do sou isso e aquilo outro dentro de uma instituição que se diz cristã, ou melhor está escasso este termo' ' cristão'', hj em dia todo mundo é ungido e aí de quem fala ou toca num ungido, as igrejas estão cheias e os corações continuam vazios e sem saber do que na verdade precisão! essas pessoas despreparadas e arrogantes cheias de presunção se jugam donos da verdade e eu fico passada quando ouço alguém dizer aí o meu lider, que que é isso viver da boca do outro, uma tristeza, mas são coisas que já estavam escritas, e não adianta nem ser positiva ou esperançosa, afinal de contas a tendência é só piorar.

    ResponderExcluir
  8. Já vi isso acontece demais. Inclusive com a minha esposa que foi chamada de Endemoniada dentro do gabinete do Pastor. Estamos vivendo em maio a uma grande alcateia de lobos que só querem a lã das ovelhas. Felizmente Deus sempre guarda seu remanescente fiel desse pessoal.

    ResponderExcluir
  9. Aconteceu a mesma coisa comigo, a única coisa de diferente é que eu moro na Itália e a "igreja" (eu diria seita) é italiana. A apostasia se está verificando no mundo!

    ResponderExcluir
  10. Aconteceu a mesma coisa comigo, a única coisa de diferente é que eu moro na Itália e a "igreja" (eu diria seita) é italiana. A apostasia se está verificando no mundo!

    ResponderExcluir
  11. Passei por uma experiência parecida, os que se acham super pastores, super apóstolos darão a conta ´s Deus, que o Senhor o abençoe, siga em frente.

    ResponderExcluir
  12. a biblia nos alerta, que nos finais dos tempo mesmo os filhos da luz seria enganados por esses falsos profetas....os dias sao maus, Jesus esta retornando ....vamos ficar em alerta enquando podemos ter a liberdade de profesar nossa fe atraves da palavra que e a biblia a nossa bussula .

    ResponderExcluir
  13. São histórias que se repetem, por isso resolvi postar essa, para saberem que não estão sós.. e que muitos irmãos estão orando e dispostos a ajudar quem enfrenta esse tipo de perseguição dos próprios irmãos.. os tempos são difíceis, precisamos nos apegar à verdade do Evangelho, a Cristo, para sermos fortes e não desfalecermos... Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  14. Esse é dos meus. Passei por isso a pouco tempo. Eu e mais um grupo inteiro. E nosso caso foi de pulpito com direito argumentos tirados da bíblia totalmente fora do contexto. rs
    Mas vamos lá, FOCO no IDE e pregai o evangelho!

    ResponderExcluir

Somente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.