Por um Evangelho sem adornos

Por Ruy Cavalcante

O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas”. (I Pe 3:3-4)

Este é um alerta interessante que Pedro faz às mulheres. Não se trata de machismo, antes ele entendia que se preocupar exageradamente com cabelos, roupas bonitas, sapatos, maquiagem e outros utensílios afins causam uma espécie de “ilusão de ótica”. As pessoas (os homens especialmente) são atraídas a este tipo de mulher iludidas por sua boa aparência, buscando a sua exterioridade e não a sua essência, o seu coração, a sua verdadeira imagem. O fim deste tipo de relação geralmente é a decepção, desilusão e dor, muita dor. Somente quem já passou por uma decepção que envolva relacionamentos sabe do que estou falando.

Entretanto não é de adornos femininos que eu gostaria de tratar neste artigo, mas da relação que esta passagem bíblica tem com aquilo que boa parte da igreja vem fazendo com o Evangelho de Cristo.

À exemplo de mulheres adornadas com utensílios que não demonstram seu verdadeiro conteúdo, muitos têm pregado um evangelho decorado com promessas e facilidades que não fazem parte de sua essência, causando um fenômeno semelhante ao ocorrido com as mulheres, onde milhares de pessoas são atraídas por coisas externas ao verdadeiro Evangelho, desconhecendo seu cerne, seu conteúdo vivo.

A conseqüência mais grave deste processo é a formação de um exército de crentes não transformados, identificados com um evangelho transformado à revelia. Claro, isso não podia ser diferente, uma vez que o evangelho que transforma é o de Jesus, não o adornado por homens.

Jesus nunca prometeu riquezas materiais nem a solução imediata de todos os nossos problemas terrenos, isso não passa de um enfeite ao evangelho, com a intenção de atrair mais pessoas para a igreja, dando uma mãozinha a Jesus, como se a Sua Obra não fosse suficiente para salvar e atrair o ser humano para o Seu Reino. Jesus nunca afirmou que não conheceríamos derrotas ou que seríamos conquistadores ou mesmo autoridades nesta terra (Mc 10:42-44), essas coisas na verdade são reflexo de nossa natureza caída, a mesma que fez satanás se rebelar contra Deus, ao desejar ser um conquistador, um rei.

O Reino de Jesus sequer é desta terra, como poderíamos nós achar que reinaríamos por aqui? Na verdade, quem oferece reinos terrenos é satanás, não Jesus, como podemos averiguar nos evangelhos de Mateus e Lucas, durante a tentação que Jesus sofreu no deserto:

Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares”. (Mt 4:8-9)

Como eu falei esses dias no twitter, o Evangelho de Jesus é salvação para aquele que crê, não dinheiro no bolso. Não encontramos nas Escrituras nenhuma ênfase ao dinheiro ou a bens e posses deste mundo, mas a riquezas que vem do alto, de Deus, que não se pode encontrar nos cofres de um banco, mas no coração de Deus.

Este é o Evangelho que transforma e restaura vidas, aquele que ensina que o homem é um vencedor apenas por intermédio de Cristo e que para isso deve negar a si mesmo e viver a vontade de Deus não a sua própria. Este Evangelho gera vida eterna e não precisa de qualquer ornamentação. São estas as boas novas que devem ser anunciadas, as que proclamam que, apesar de nossa injustiça, temos alguém que morreu para que fossemos feitos justos, aptos a habitar com Deus eternamente, na terra onde a corrupção não entra.

Por isso eu suplico à igreja, retorne ao Evangelho de Jesus Cristo, pois somente Ele pode nos salvar de nós mesmos.

O mundo precisa de nós.

#pensenisso

Postar um comentário

6 Comentários

  1. Esses equívocos ocorrem por falta de entendimento. Já somos vitoriosos, Cristo já venceu a morte por nós. Não precisamos de mais nada. Estamos aqui para a Glória de Deus, esperando que tudo se cumpra. Não há nada a ser conquistado ou vencido aqui.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita sua colocação caro irmão anônimo, é bem por ai mesmo.. a nossa vitória acontece de verdade quando somos aceitos por Jesus em seu Reino..

    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto!

    Chega de evangelho adornado, voltemos ao evangelho simples e puro. Deus continue de Abençoando!

    Se permitir, posso colocar esse texto no meu blog?

    Em Cristo,
    Elton Morais

    ResponderExcluir
  4. Olá Elton,

    Claro que permito irmão, tudo o que se escreve a respeito de Cristo deve ser é compartilhado mesmo..

    Sejamos então os primeiros a retornar a esse evangelho verdadeiro..

    a paz

    ResponderExcluir
  5. Olá Ruy, estudei Sistemas de Informação com você. Gostei do seu blog e concordo em muito com o que você disse.

    Uma coisa que me chateia mesmo é que nos horários comerciais da TV no Acre o que a gente mais vê são as propagandas de pessoas que "após aceitarem Jesus" cresceram financeiramente.

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcel, como tá meu irmão? Vc tá sumido heim, mora por aqui ainda?

    Bom saber que alguém aqui pelo nosso Acre sente-se incomodado com esse mercantilismo que estão fazendo com o cristianismo...

    Vc tem razão, a pregação do evangelho tem dado enfase a questões financeiras, algo que, considerando o que Cristo fez na cruz, não possui valor algum. Estes testemunhos financeiros são uma prova disso, onde tentar alcançar pessoas não mais pela fé, mas pela ganância...

    Um abração irmão, precisando estamos sempre por aqui (ruycker_ac@hotmail.com)

    ResponderExcluir

Somente comentários ofensivos serão moderados. Discordar de mim não é pecado, então discorde à vontade.